quarta-feira, 14 de março de 2012

2 - Dízimo no Novo Testamento

 

Como já vimos, o dízimo no antigo testamento era usado para sustento dos levitas, dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas. Lembrando também que dízimo não era dinheiro, mas alimento, (a décima parte das colheitas e dos animais).

No novo testamento vemos Jesus falando sobre o dízimo com os escribas e fariseus:
Mateus 23:23 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o
dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé, deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas.”

Gostaria de lembrar que Jesus era judeu e foi cumpridor da lei,
Mateus 5:17,18 “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.”

... “não vim ab-rogar, mas cumprir”, “nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido”

Como judeu, Jesus veio cumprir a lei e cumpriu, a sua morte pois um fim na lei, pois nada foi tirado até que Ele cumprisse todas as coisas.
Romanos 10:04 “Porque , com Cristo, a lei chegou ao fim, e assim os que creem é que são aceitos por Deus.”

Quando Jesus falou com os escribas e fariseus, deixou claro que eram dizimistas, mas que desprezavam o mais importante da lei que é a misericórdia e a fé.
Nessa passagem Jesus deixa claro que tudo o que Deus ensinou através da lei, estava sendo praticado apenas como regras e que eles não viam mais a necessidade de amar, por isso está escrito:
Hebreus 7:18,19 “Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.”

A próxima parte que fala sobre o dízimo no novo testamento está na parte em que o escritor de Hebreus fala sobre a velha e a nova aliança, relatando a importância dos sacerdotes: Melquisedeque, descendentes de Levi/Arão e Jesus Cristo.

Melquisedeque: Hebreus 7:2b - 4 “O nome de Melquisedeque quer dizer primeiramente ‘Rei da justiça’. E, porque ele era rei de Salém, o seu nome também quer dizer ‘Rei da Paz’. Não se conhece o pai, nem a mãe, nem qualquer antepassado de Melquisedeque. E também não se sabe nada sobre seu nascimento ou sobre sua morte. Por ser como o filho de Deus, ele continua sacerdote para sempre.
Vejam como Melquisedeque era grande: Abraão, o patriarca, lhe deu a décima parte de tudo o que havia tomado dos inimigos na batalha.

Levi e seus descendentes: 5,8,11 “Conforme a Lei de Moisés, os sacerdotes, que são descendentes de Levi, tem a obrigação de receber do povo a décima parte de tudo. Eles recebem dos seus próprios patrícios, embora estes também sejam descendentes de Abraão.
No caso dos sacerdotes, A DÉCIMA PARTE É RECEBIDA POR HOMENS QUE UM DIA VÃO MORRER.
A lei que o povo de Israel recebeu se baseava no sacerdócio dos levitas. ORA, SE O TRABALHO DOS SACERDÓCIO DOS LEVITAS TIVESSE SIDO PERFEITO, NÃO HAVERIA NECESSIDADE DE APARECER OUTRO TIPO DE SACERDOTE, DA ORDEM DO SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE E NÃO DA ORDEM DE ARÃO. POIS QUANDO SE MUDA O SACERDÓCIO, A LEI TAMBÉM PRECISA SER MUDADA.

Jesus Cristo: 14, 15 “ É sabido que, por nascimento, Jesus, o nosso Senhor, pertencia a tribo de Judá, e Moisés não disse nada dessa tribo quando falou a  respeito de sacerdotes. E tudo isso se torna bem mais claro, pois surgiu um sacerdote diferente, parecido com Melquisedeque. Ele não foi feito sacerdote pelas leis ou regras humanas porém se tornou sacerdote por meio do poder de uma vida que não tem fim.”

Essas explicações do autor de Hebreus, nos deixa bem claro que Abraão deu a décima parte de tudo o que conquistou na guerra para alguém de suma importância, pois Jesus foi colocado como sacerdote na ordem do sacerdócio de Melquisedeque (7:17). Depois vieram as leis, onde o sacerdote era obrigado a receber o dízimo para seu sustento, mas, O SACERDÓCIO LEVÍTICO ACABOU 
18 “Assim a regra antiga foi anulada porque era fraca e inútil.”
22 “Portanto, essa diferença também faz com que Jesus seja a garantia de uma aliança melhor.”

Devemos entender aqui, que todas as regras que vinham através da lei, acabaram. Não temos obrigação no dízimo. O peso que é colocado hoje sobre os membros de uma instituição evangélica citando Malaquias 3:10 vai totalmente contra a nova aliança, e se lermos com entendimento, veremos que vai contra inclusive com a velha aliança, que usava o dízimo para suprir as necessidades.

O estudo "Dízimo ou oferta" é o complemento desse estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perguntas ou Comentários