domingo, 18 de março de 2012

3 - Dízimo ou oferta?


 

1 João 3.17   Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?

João nos ensina através desse versículo, que nossa obrigação de dispor do nosso dinheiro vai muito além do dízimo. Temos que abrir nosso coração para enxergar as necessidades e supri-las conforme nossas condições:

2 Coríntios 8:12 “Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem e não segundo o que não tem.”

Não temos mais obrigação com o dízimo, mas não acabou nossa obrigação com o próximo:

Marcos 12:30,31 “Amarás, pois ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Como podemos dizer que amamos sem se compadecer das necessidades?

Mateus 25:40 “E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Agora não temos o peso que está escrito em Malaquias se referindo ao devorador, que na verdade não é um demônio, como é ensinado hoje, mas é um bicho, como um gafanhoto que destrói a plantação e faz com que os animais fiquem esqueléticos por não haver comida pra eles.

Hoje temos a liberdade de ofertar aquilo que podemos, ou que sentimos vontade. Podemos ajudar dentro de uma comunidade/instituição (igreja), que usa o dinheiro para ajuda ao necessitado, como podemos ofertar diretamente àqueles que precisam.

Não temos que passar necessidade para ajudar as pessoas, mas temos que ajudar sempre que possível. Jesus, Pedro, Thiago, Paulo, não pouparam ensinamentos para essa prática.

2 Coríntios 8:13-15 “Mas não digo isso para que os outros tenham alívio e vós, opressão; mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade, como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve de menos.”

Paulo fala sobre algumas igrejas da Macedônia que eram pobres, mas insistiram em ajudar os irmãos de Jerusalém:

2 Coríntios 8:1-4 “Irmãos, queremos que vocês saibam o que a graça de Deus tem feito nas igrejas da província da Macedônia. Os irmãos dali tem sido muito provados pelas aflições por que tem passado. Mas a alegria deles foi tanta, que, embora sendo muito pobres, eles deram oferta com grande generosidades. Afirmo a vocês que eles fizeram tudo o que podia e mais ainda. E com toda a boa vontade, pediram com insistência que os deixássemos participar da ajuda para o povo de Deus da Judéia e eles insistiram nisso.

Fizeram com prazer, assim como os primeiros cristãos:

Atos 4: 34,35 “  Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade.”

Esses irmãos entenderam o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo, totalmente baseado no amor ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perguntas ou Comentários