quinta-feira, 1 de março de 2012

1- A História do dízimo - Velho Testamento






2 Timóteo 2:14, 15 “Recomende essas coisas aos que você dirige e ordene severamente, na presença de Deus, que não briguem por causa de palavras. Brigar não é bom, pois somente prejudica os que estão presentes. Faça todo possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha de seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho.”

A primeira parte da bíblia que se fala sobre dízimo está em: 


Gênesis 14:17-20 “Depois de haver derrotado Querdolaomer e os outros reis, Abrão estava voltando para casa quando o rei de Sodoma foi encontrar-se com ele no vale de Savé, também chamado de vale do Rei. E Melquisedeque, que era Rei de Salém e Sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho. Melquisedeque abençoou Abrão, dizendo: ‘Abrão seja abençoado pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e a terra! Seja louvado o Deus Altíssimo, que entregou os inimigos de vocês nas suas mãos!’ Aí Abrão deu a Melquisedeque a décima parte de tudo o que havia trazido de volta.”

Nessa parte fica claro que Abrão deu a décima parte ou dizimou ao sacerdote Melquisedeque como oferta de tudo o que o que ele havia conquistado na batalha contra os quatro reis.
A oferta/dízimo, foi voluntária.
Quem era Melquisedeque?
A bíblia não fala muito sobre ele, a não ser que era rei de Salém e sacerdote.

Salmos 110:04 “O senhor Deus fez este juramento e não voltará atrás: ‘Você será sacerdote para sempre, na ordem do sacerdócio de Melquisedeque.”



Entendemos que aqui é uma profecia apontando para Cristo como está escrito:

Hebreus 5:7-10 “Durante a sua vida aqui na terra, Cristo, em voz alta e com lágrimas, fez orações e súplicas a Deus, que o podia salvar da morte. E as suas orações foram atendidas porque ele era dedicado a Deus. Embora fosse o filho de Deus, ele aprendeu, por meio dos seus sofrimentos, a ser obediente. É, depois de ser aperfeiçoado, ele se tornou a fonte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem. E depois Deus o nomeou Grande Sacerdote, na ordem do sacerdócio de Melquisedeque.

A segunda parte da bíblia que fala sobre o dízimo antes das leis dadas a Moisés:

Gênesis 28:20-22 “Ali Jacó fez a Deus a seguinte promessa: ‘Se tu fores comigo e me guardares nessa viagem que estou fazendo; se me deres roupa e comida; e se eu voltar são e salvo para a casa do meu pai, então tu, ó Senhor, serás o meu Deus. Esta pedra que pus como pilar será a tua casa, ó Deus, e eu te entregarei a décima parte de tudo quanto me deres.”

Aqui Jacó promete diretamente a Deus o dízimo, que seria entregue, se ele recebesse o que estava pedindo, como uma espécie de acordo, lembrando que o acordo parte de Jacó.
Como ofertar diretamente a Deus?

Gênesis 4:3-5 “...Um dia Caim pegou alguns produtos da terra e os ofereceu a Deus, o Senhor. Abel, por sua vez, pegou o primeiro carneirinho nascido do seu rebanho, matou-o e ofereceu as melhores partes ao Senhor. O senhor ficou contente com Abel e com a sua oferta, mas rejeitou Caim e a sua oferta.”

Levítico 27:30-34 “A décima parte das colheitas, tanto dos cereais, como das frutas, pertence a Deus, o Senhor, e será dada a ele. Se o dono quiser tornar a comprar alguma porção dessa décima parte, pagará o preço marcado, mais um quinto. De cada dez animais domésticos um pertence a Deus, o Senhor. Quando o dono contar o seu gado e as suas ovelhas e cabras, cada décimo animal pertencerá ao Senhor, qualquer que seja a condição do animal. O dono não poderá trocar o animal por outro. Mas, se houver troca, então os dois animais pertencem ao Senhor e não poderão ser comprados de novo.
Foram esses os mandamentos que o Senhor Deus deu a Moisés, no monte Sinai, para o povo de Israel.”

Esses versículos deixam claro que o dízimo foi instituído para o povo de Israel como toda a lei dada no Monte Sinai.

Para que servia o dízimo?

Números 18:21, 23b,24 “O Senhor disse:
-Eu dou aos levitas todos os dízimos que o povo de Israel me oferece. Isso é o pagamento pelo serviço de cuidar da Tenda Sagrada. Os levitas não terão nenhuma propriedade em Israel, pois eu lhes dei, para sempre propriedade deles, os dízimos que os israelitas me apresentam como oferta especial. Foi por isso que eu lhes disse que não teriam propriedades em Israel.”

Aqui deixa bem claro que os levitas recebiam o dízimo como pagamento de seus serviços na Tenda Sagrada, e que não tinham nenhuma propriedade.
Mas o dízimo não servia apenas para o pagamento aos levitas:

Deuteronômio 14:22-29 “-Todos os anos juntem uma décima parte de todas as colheitas e levem até o lugar que o Senhor, nosso Deus, tiver escolhido para nele ser adorado. Ali, na presença do Senhor, nosso Deus, comam aquela décima parte dos cereais, do vinho de do azeite e também a primeira cria das vacas e das ovelhas. Façam isso para aprender a temer a Deus para sempre. Mas, se o lugar de adoração ficar muito longe, e for impossível levar até lá a décima parte das colheitas com que Deus os abençoou, então façam isto: vendam aquela parte das colheitas, levem o dinheiro até o lugar de adoração que o Senhor tiver escolhido e ali comprem tudo o que quiserem comer: carne de vaca ou de carneiro, vinho, cerveja ou qualquer outra coisa que desejarem. E ali, na presença do Senhor, nosso Deus, vocês e as suas famílias comam essas coisas e se divirtam a vontade.
- Porém não esqueçam os levitas que moram nas cidades de vocês. Eles não receberão terras em Canaã, como as outras tribos. De três em três anos juntem a décima parte das colheitas daquele ano e guardem nas cidades onde vocês moram. Essa comida é para os levitas, pois eles não tem terras próprias; é também para os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que moram nas cidades de vocês. Assim todos eles terão toda a comida que precisarem. Façam isso para que o Senhor, nosso Deus, abençoe todo trabalho de vocês.”

Aprendemos aqui, que o dízimo também era para que no lugar de adoração a Deus tivesse comunhão com comida, bebida e diversão. Também era para ser dado não só aos levitas, mas também a todos os que necessitassem, como órfãos, viúvas e estrangeiros.

Não dá pra terminar sem citar:

Malaquias 3:10 “Eu, o Senhor Todo-Poderoso, ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do templo, para que haja bastante comida na minha casa.”

“Bastante comida na minha casa” essas são as palavras de Deus através do profeta Malaquias.

Na lei de Moisés o dízimo era comida, mesmo havendo dinheiro: vendam aquela parte das colheitas, levem o dinheiro até o lugar de adoração que o Senhor tiver escolhido e ali comprem tudo o que quiserem comer”

Essas palavras ficam bem entendidas depois que lemos o significado do dízimo, que era para comunhão, pagamento dos levitas e para os necessitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perguntas ou Comentários