quinta-feira, 22 de março de 2012

Pastor deve receber salário?




Mateus 10:7-11 “Vão e anunciem isto: ‘O Reino do Céu está perto.’ Curem os leprosos e outros doentes, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios. Vocês receberam sem pagar; portanto, deem sem cobrar. Não levem guardados no cinto, nem ouro, nem prata, nem moedas de cobre. Nesta viagem não levem sacola, nem uma túnica a mais, nem sandálias, nem bengala para se apoiar, pois o trabalhador tem direito de receber o que precisa pra viver.”

Essas são palavras de Jesus para os doze discípulos em sua primeira missão. Ele ensina a não cobrar pelos serviços, mas precisam receber o necessário pra continuar a trabalhar.

O próprio Jesus deixa claro que é um trabalho e que precisam do salário pra viver.

O Apóstolo Paulo abriu mão de receber aquilo que lhe é direito, por anunciar o evangelho:

1 Coríntios 9:17,18 “Por isso, se eu faço o meu trabalho por minha própria vontade, então posso esperar algum pagamento. Porém se faço como um dever, é porque é um trabalho que Deus me deu pra fazer. Nesse caso, qual é o pagamento que recebo? É a satisfação de anunciar o evangelho sem cobrar nada e sem exigir os direitos que tenho como pregador do evangelho.”

O Ap. Paulo deixa claro que quem trabalha no evangelho, tem direito de receber:

1 Coríntios 9:11,12 “Se temos semeado entre vocês a semente espiritual, será demais se recebermos de vocês alguma recompensa material? Se outros tem o direito de esperar isso de vocês, será que nós não temos muito mais direito do que eles?
14 “Assim o Senhor mandou também que aqueles que anunciam o evangelho vivam do trabalho de anunciar o evangelho.”

Paulo ensina que apesar de ter orgulho por não receber para obedecer a ordem de Deus, o receber é um direito.

Ele tem muita preocupação de que os trabalhadores do evangelho amem mais o dinheiro do que o rebanho.

1 Timóteo 6:5b-10 “...Essa gente pensa que a religião é um meio de enriquecer. É claro que a religião é uma fonte de muita riqueza, mas só para a pessoa que se contenta com o que tem. O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contente com isso. Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição. Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimento.”

Paulo tenta mostrar para os presbíteros/pastores, que apesar de terem o direito a receber, devem ficar atentos:

Atos 20:33-35 “Não cobicei nem a prata, nem o ouro, nem as roupas de ninguém. Pelo contrário, vocês sabem que eu trabalhei com minhas próprias mãos e consegui tudo o que eu e os meus companheiros de trabalho precisávamos. Em tudo tenho mostrado a vocês que é trabalhando assim que podemos ajudar os necessitados. Lembrem das palavras do Senhor Jesus: ‘É mais feliz quem dá do que quem recebe.”

Em algumas situações, de necessidade, Paulo recebeu oferta:

Filipenses 4:16,17a “Em Tessalônica, mais de uma vez precisei de auxílio, e vocês o enviaram. Aqui  está o meu recibo de tudo o que vocês me enviaram e que foi mais que o necessário.”

O Ap. Pedro, também escreveu cartas, preocupado com a intenção dos pastores/presbíteros/mestres:

2 Pedro 2:3 “Em sua ambição pelo dinheiro, esses falsos mestres vão explorar vocês, contando histórias inventadas.”

O Ap. Pedro ensina aos presbíteros/ pastores a não fazer do rebanho negócio pra ganhar dinheiro:

1 Pedro 5:2 “Aconselho que cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade. Não façam o seu trabalho pra ganhar dinheiro, mas com o verdadeiro desejo de servir.”

Na minha opinião, o pastor deve ter o suficiente para pagar todas as suas dívidas e estar tranquilo financeiramente para fazer a obra com tranquilidade. O pastor não deve receber comissão das ofertas, mas um salário fixo para que não olhe para os membros como cifrões, mas como ovelhas que precisam de ensinamentos e amor.

Na carta para Timóteo, o Ap. Paulo incentiva o pagamento em dobro para o presbítero/pastor que faz um bom trabalho:

1 Timóteo 5: 17 “Os presbíteros que fazem um bom trabalho na igreja merecem pagamento em dobro, especialmente os que se esforçam na pregação do evangelho e no ensino cristão.”

Próximo tema: Como devo ofertar?


3 comentários:

  1. Cara Eliane, com certeza não!ICo, capítulo 9, Paulo está fazendo sua defesa apostólica, acaso existem apóstolo?Dígno é o obreiro do seu salário, o próprio Senhor Jesus diz qual é o "salário"Lc 10-7"E ficai na mesma casa, "COMENDO E BEBENDO"do que eles tiverem, pois digno é o obreiro do seu salário.Voltando ao cap.9 de ICo, Paulo fazia sua defesa de seu apostolado;Eles pregavam o evangelho em outras cidades e até outrospaíses, porisso que Paulo diz ter autoridade para falar em sustento, e mesmo assim, ele não usou esse direito e trabalhou para se sustentar!Sabe porque os dízimos eram em alimentos e não se deve pagar salário aos pastores?Por que o dinheiro corrompe o homem!Leia com atenção João, capítulo 10 e verá que o ladrão que é mercenário é o falso pastor!E não o diabo, como em toda comunidade evangélica prega!E sabe o por que eles omitem?Porque senão os "leigos" vão associar "mercenário"(aquele que recebe para fazer o trabalho)com o pastor local!Pastor é um dom, e sendo assim tem que ser de graça!Aí voce pode me perguntar:mas como que eu faço, então para sustentar minha família?Fácil, trabalhe, assim como eu ou qualquer outro faz!


    Abraços

    Roberto Nogueira
    nogueirapi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. O pastor e digno de um salario.
    Mas um salario fixo.. não deve receber milhões..
    Nenhum dos discípulos de Jesus tinham carro do ano. Nenhum deles tinhas mansões. Nenhum deles tinham milhões na conta

    ResponderExcluir
  3. O pastor e digno de um salario.
    Mas um salario fixo.. não deve receber milhões..
    Nenhum dos discípulos de Jesus tinham carro do ano. Nenhum deles tinhas mansões. Nenhum deles tinham milhões na conta

    ResponderExcluir

Perguntas ou Comentários