sábado, 2 de junho de 2012

Maria, mãe de Jesus



"...eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel." (Isaías 7:14)

Essa é uma profecia de Isaías se referindo a Maria, mãe de Jesus.

Não sabemos muito sobre Maria. Os escritores dos evangelhos não nos deixaram muitas informações.

Enquanto Isabel, mulher de Zacarias, estava no sexto mês de gravidez (esperando João Batista), um anjo apareceu para Maria e disse:
"-Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará luz a um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o reino dele nunca se acabará." (Lucas 1:30-33)


Nessa ocasião, Maria era noiva de José e portanto era virgem. Como poderia engravidar?
"O anjo respondeu:
-O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do altíssimo a envolverá com sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. Fique sabendo que sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. Porque para Deus nada é impossível. (Lucas 1:35-37)


Quantos pensamentos devem ter passado em sua cabeça nesse momento:
Ainda não sou casada!
O que José vai pensar de mim?
O que todo povo vai pensar de mim?
Por que eu?

Mais Maria lembrou de uma coisa muito importante: sou serva de Deus!
"Maria respondeu:
-Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o Senhor acabou de dizer!" (Lucas 1:38)

Quando José soube do acontecido não quis mais casar com ela e só mudou de idéia porque o anjo lhe apareceu em sonho pra explicar o que estava acontecendo:
"-José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles." (Mateus 1:20b, 21)

A bíblia não conta qual a geração de Maria, apenas nos fala sobre uma parente. O anjo disse "sua parenta Isabel está grávida". Isabel era da linhagem de Arão, sendo dessa forma da tribo de Levi,
"Quando Herodes era o rei da terra de Israel, havia um sacerdote chamado Zacarias, que era do grupo dos sacerdotes de Abias. A esposa dele se chamava Isabel e também era de uma família de sacerdotes.

 Isso não afirma sua geração, nem qual a sua tribo.

Maria era sem dúvida alguma uma mulher que agradou o coração de Deus, pois foi comissionada por Ele a ser mãe de ninguém mais que o Filho de Deus. Ao mesmo tempo que isso era uma grande honra, era também uma grande responsabilidade.

Depois da visita do anjo, Maria foi se encontrar com Isabel, sua parente, que estava grávida de João Batista, e essa é única parte que o evangelho mostra um pouco sobre seu coração. Quando ela se encontrou com Isabel, João Batista se mexeu dentro da barriga da sua mãe e Isabel cheia do Espírito Santo teve o discernimento de que ali chegara ninguém mais que a mãe do Salvador.
Maria então abriu seu coração:


"-A minha alma anuncia a grandeza do senhor.
O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador.
Pois ele lembrou de mim, sua humilde serva!
De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada, porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.
O seu nome é santo, ele mostra a sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações.
Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos com todos os planos deles.
Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições.
Dá fartura aos que tem fome e manda os ricos embora com as mãos vazias.
Ele cumpriu as promessas que fez aos nossos antepassados e ajudou o povo de Israel, seu servo.
Lembrou de mostrar a sua bondade a Abraão e a todos os seus descendentes, para sempre. (Lucas 1:47-55)

Ali estavam duas mulheres de extrema importância, uma com aquele que já era separado para preparar o caminho do Rei, a outra com o Rei. Duas profecias se cumprindo!
É difícil imaginar o verdadeiro sentimento dessas mulheres!


Maria ficou na casa de Isabel por mais ou menos 3 meses e depois voltou para Nazaré. (Lucas 1:56)

José aceitando a mensagem recebida pelo anjo, se casou com Maria e foi o pai terreno de Jesus.

Um decreto de César Augusto obrigava que todos se alistassem, cada um em sua cidade e José como descendente de Davi foi a Belém. Não encontrando nenhum local para se hospedar, ficou em uma estrebaria, ondem Maria teve Jesus.

Maria e José como cumpridores da Lei, circuncidaram a Jesus. No dia de cumprirem a cerimônia de purificação como manda a Lei de Moisés, eles levaram a criança para Jerusalém para apresentá-la ao Senhor e oferecer seus sacrifícios.
Lá encontraram um homem chamado Simeão. A bíblia nos conta que ele era um homem muito bom e o Espírito santo estava com ele. Entre outras coisas esse homem disse a Maria:
"...a tristeza, como uma espada afiada, cortará o seu coração, Maria." (Lucas 2:35b)

Que palavras difíceis de se ouvir!

Pronto, agora cabe a Maria e José a responsabilidade de serem sábios para uma verdadeira educação e ensinamentos para um filho tão importante para a humanidade.

Maria ia anualmente com José a Jerusalém para a Festa da Páscoa. Quando Jesus fez doze anos começou a ir com eles, conforme o costume deles. Na volta pra casa, Maria percebeu que Jesus não estava entre os viajantes. Voltou a Jerusalém e encontrou Jesus ensinando para os mestre da Lei, o que deixou todos admirados, inclusive seus pais.

Maria sabia da sua missão, mas ainda não tinha conhecimento de como seria o trabalho de Jesus,
"Então Jesus voltou com os seus pais para Nazaré e continuava a ser obediente a eles. E a sua mãe guardava tudo isso no seu coração." (Lucas 2:51)

Como ser mãe e discípula?

Jesus foi a um casamento com seus discípulos e sua mãe Maria:
"Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse:
-O vinho acabou.
Jesus respondeu:
-Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora." (João 2:3,4)


Maria agiu como mãe, mas ouviu uma resposta do Mestre, do Messias, e tinha que aprender a conviver com essa situação, pois sabia da sua missão como mãe e como discípula.
"Então ela disse aos empregados:
-Façam o que ele mandar." (João 2:5)

Depois disso Jesus fez seu primeiro milagre escrito na bíblia: "transformou água em vinho."

Agora era pra valer, Jesus iniciou sua missão, e nessa missão Maria é sua discípula. Penso que ela estava feliz em seguir a Jesus.

Aconteceu uma situação em que Jesus deixou claro que Maria era pra Ele (Jesus), como todos aqueles que o seguem:
"Quando Jesus estava falando ao povo, a mãe e os irmãos dele chegaram. Ficaram do lado de fora e pediram para falar com ele. Então alguém disse a Jesus:
-Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor.
Jesus perguntou:
-Quem é minha mãe? E quem são os meus irmãos?
Então apontou para os seus discípulos e disse:
-Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade de meu Pai, que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe." (Mateus 12:46-50)

Também encontra essa passagem em Marcos 3:31-35 e Lucas 8:19-21

Acredito que Maria estava sendo amparada por Deus em todo tempo de sua missão.

Como Salvador da humanidade Jesus precisava morrer na cruz, e Maria como mãe e discípula acompanhou  todo sofrimento de Jesus, sem poder fazer nada pra impedir, pois foi pra isso que Ele veio, pra vencer a morte.
"Perto da cruz de Jesus estavam a sua mãe, e a irmã dela, e Maria, a esposa de Clopas, e também Maria Madalena. Quando Jesus viu a sua mãe e perto dela o discípulo que ele amava, disse a ela:
-Este é o seu filho.
Em seguida disse a ele:
-Esta é a sua mãe.
E esse discípulo levou a mãe de Jesus para morar dali em diante na casa dele." (João 19:25-27)


Não temos um relato em detalhes da situação de Maria diante do sofrimento de seu filho ao carregar a cruz e ser crucificado na mesma, mas não é difícil imaginar.


Depois dessa passagem, encontra-se apenas mais um registro sobre Maria.
"Eles sempre se reuniam todos juntos para orar com as mulheres, a mãe de Jesus e os irmãos dele." (Atos 1:14)

Esse versículo mostra que ela continuou seguindo a Jesus Cristo com sua família.

Se pesquisarmos sobre Maria, encontraremos muita coisa que não se encontram na Bíblia.
Acima, estão os relatos encontrados na escritura sobre essa mulher que entendeu sua missão e foi fiel ao cumpri-la.

















Um comentário:

  1. JESUS, cresceu em um lar que foi escolhido por DEUS, foi gerado em um ventre escolhido por DEUS, Maria teve seu papel importantissímo , pois, ao mesmo tempo que teve um privilégio, teve as suas dificuldades. Mas creio em meu pequeno entendimento que, DEUS em sua perfeita sabedoria lhe amparou, lhe deu força para suportar ver seu "filho" ser crucificado.
    Aprender sobre a palavra de DEUS, NÃO TEM PREÇO!
    Obrigada SENHOR e obrigada meus pastores amados!

    ResponderExcluir

Perguntas ou Comentários