sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Lei Mosaica e Jesus



Circuncisão

“Uma semana depois, quando chegou o dia de circuncidar o menino, puseram nele o nome de Jesus. Pois o anjo tinha dado esse nome ao menino antes de ele nascer.” (Lucas 2:21)

Todo menino era circuncidado e recebia um nome no oitavo dia após o nascimento:

“O Senhor Deus disse a Moisés as seguintes leis para o povo de Israel:

Quando uma mulher der a luz um filho, ficará impura sete dias, como acontece durante a menstruação. No oitavo dia o menino será circuncidado. Depois disso, por causa da perda de sangue, ela ficará impura por mais trinta e três dias. Durante esse tempo ela não poderá tocar em nada sagrado, nem poderá ir a tenda sagrada.

Se der à luz uma filha, a mulher ficará impura catorze dias, como acontece durante a menstruação. Depois disso, por causa da perda de sangue, ela ficará impura por mais sessenta e seis dias.” (Levítico 12:1-5)

A circuncisão simboliza a separação dos judeus dos gentios e seu relacionamento singular com Deus.

A purificação da mãe


“Chegou o dia de Maria e José cumprirem a cerimônia da purificação, conforme manda a Lei de Moisés.” (Lucas 2:22a)

Por quarenta dias depois do nascimento de um filho, ou oitenta após o nascimento de uma filha, a mãe era considerada impura; e não podia entrar no Templo. No final desse período de separação, os pais deveriam oferecer um cordeiro em holocausto e um pombo (macho ou fêmea) como oferta pelos pecados. O sacerdote sacrificava estes animais e declarava que a mulher estava purificada. Se um cordeiro fosse muito caro para a família, os poderiam ofertar dois pombos (macho ou fêmea).

“Se não tiverem recurso para oferecer um carneirinho, a mulher levará ao sacerdote duas rolinhas ou dois pombinhos; uma das aves será a oferta que é completamente queimada, e a outra será a oferta para tirar pecados. Por meio dessas ofertas o sacerdote conseguirá o perdão dos pecados da mulher, e ela ficará pura.” (Levítico 12:8)

A redenção do primogênito

 “Então eles levaram a criança a Jerusalém a fim de apresentá-la ao Senhor. Pois está escrito na lei do Senhor: ‘Todo primeiro filho será separado e dedicado ao Senhor.’ Eles foram lá também para oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos como a Lei do Senhor manda.” (Lucas 2:22b-24)

O filho primogênito era apresentado a Deus um mês após o nascimento:

“-O Senhor Deus fará com que vocês entrem na terra dos cananeus, conforme ele jurou a vocês e aos seus antepassados. Quando ele lhes der essa terra, vocês darão ao Senhor todo filho homem. Todo primeiro filho macho também pertencerá a ele. Mas, se quiserem ficar como o primeiro filho macho de uma jumenta, ofereçam a Deus um carneiro; se não quiserem, quebrem o pescoço do jumentinho. Fiquem como todo primeiro filho homem de vocês, pagando por ele o preço determinado. No futuro, quando os seus filhos perguntarem o que isso quer dizer, vocês responderão: ‘Com grande poder o Senhor nos tirou do Egito, onde éramos escravos. Quando o rei do Egito teimou em não nos deixar sair, o Senhor matou todos os primeiros filhos no Egito, tanto das pessoas como dos animais. É por isso que oferecemos ao Senhor em sacrifício todo primeiro filhote macho. Mas pagamos o preço determinado para ficar com os nossos primeiro filhos. Isso será como uma lembrança.’ (Êxodo 13:11-16)

“O pagamento pelos meninos será feito a você [Arão] quando eles tiverem um mês de idade, e o preço será cinco barras de prata, o siclo, vale vinte geras) (Números 18:16)

Assim Maria e José cumpriram toda cerimônia Judaica escrita na Lei de Moisés.

“Quando terminaram de fazer tudo o que a Lei do Senhor manda, José e Maria voltaram para a Galiléia, para a casa deles na cidade de Nazaré.” (Lucas 2:39)

Jesus cumpriu a Lei para libertar os que eram escravos da mesma.

“Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus.” (Gálatas 4:4,5)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perguntas ou Comentários