quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pecado, conclusão

Conhecemos então o início do pecado (Gênesis 3:6,7), a falta de regras causando indignação diante de Deus (Gênesis 6), a primeira aliança (Êxodo 19), a profecia sobre a nova aliança (Jeremias 31:31) e a segunda aliança (Marcos 14:24).

A segunda aliança aconteceu através do sangue de Jesus. Jesus matou o pecado, vivendo como ser humano e não pecando Romanos: 8:3,4 “Deus fez o que a lei não pôde fazer porque a natureza humana era fraca. Deus condenou o pecado na natureza humana, enviando o seu próprio filho, que veio na forma da nossa natureza pecaminosa a fim de acabar com o pecado. Deus fez isso para que as ordens justas da lei pudessem ser completamente cumpridas por nós, que vivemos de acordo com o Espírito de Deus e não de acordo com a natureza humana.”

Nesses versículos diz que Deus fez o que a lei não pode fazer porque a natureza humana era fraca, pois para que houvesse o pedido de perdão pelo povo através do sumo sacerdote, esse tinha que antes se purificar para pedir perdão dos seus pecados, para depois pedir pelo pecado do povo

 Hebreus 9:7 “Mas somente o Grande Sacerdote entra na parte de trás, que é o Lugar Santíssimo, e isso apenas uma vez por ano. Ele oferece a Deus o sangue de animais, em favor de si mesmo e também pelos pecados que o povo cometeu sem saber que era pecado.” Mas Deus enviou seu filho Jesus para vencer o pecado e se dar através da sua morte, havendo assim derramamento de sangue 

Hebreus 9:12 “Quando Cristo veio e entrou, uma vez por todas, no Lugar Santíssimo, ele não levou consigo sangue de bodes ou de bezerros para oferecer como sacrifício. Pelo contrário, ele ofereceu o seu próprio sangue e conseguiu pra nós a salvação eterna.

O que fazemos com os pecados que ainda continuamos cometendo?

1 João 1:9 “Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.’’

Tiago 5:16 "Portanto, confessem os pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.

Dessa forma, podemos continuar pecando?

Romanos 6:1,2 “Portanto, o que vamos dizer? Será que devemos continuar vivendo no pecado para que a graça de Deus aumente ainda mais? É claro que não! Nós já morremos para o pecado; então como podemos continuar vivendo nele?

Romanos 6:6 “Pois sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim não sejamos mais escravos do pecado.”

O pecado nos escraviza, fazendo de nós dependentes. Muitas vezes olhamos para pessoas dependentes do álcool ou das drogas e criticamos com tanta facilidade, mas, não olhamos como ficamos presos muitas vezes ao orgulho, a soberba, ao dinheiro, ao ódio, a inveja, ao egoísmo, a imoralidade sexual, as inimizades, as divisões, enfim a tanta coisa que faz parte da nossa natureza humana. Gálatas 5:19-21.

Devemos nos concentrar em buscar a vida, que é o Espírito Santo de Deus em nós. 

Gálatas 5:22-26 “Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros.

Pra mim, Eliane, penso que devemos desenvolver em nós o amor, o verdadeiro amor, pois é ele quem nos liberta completamente de todo mal. Deus é amor!
João 13:34,35 “Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos.”



quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pecado, 1ª e 2ª aliança


Depois que Adão e Eva saíram do “Paraíso”, não havia mais regras, a não ser aquilo que tinham em seu coração do que é certo e errado.

Apresentavam-se a Deus através de ofertas, buscando dessa forma não deixar que a natureza humana tomasse conta de vez de suas vidas. 

Gênesis 4:7 “Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo.”

O capítulo 6 de Gênesis deixa bem claro, que as coisas estavam indo de mal a pior. Deus deixa claro que se arrependeu de ter feito o homem, pois sua natureza era mais voltada para o mal do que para o bem, por isso, Deus mandou o dilúvio e matou toda raça humana, conservando apenas Noé e sua família.

A penalidade do pecado é a perda de comunhão com Deus.

1ª Aliança

Êxodo 19: 3-7 “E Moisés subiu o monte para se encontrar com Deus.
E do monte o Senhor Deus o chamou e lhe disse:
-Diga aos descendentes de Jacó, os israelitas, o seguinte: ‘Vocês viram com seus próprios olhos o que eu, o Senhor, fiz com os egípcios e como trouxe vocês para perto de mim como se fosse sobre as asas de uma águia. Agora, se me obedecerem e cumprirem a minha aliança vocês serão o meu povo. O mundo inteiro é meu, mas vocês serão o meu povo escolhido por mim. Vocês são um povo separado somente para mim e me servirão como sacerdotes.’ É isso o que você dirá aos israelitas.
Então Moisés foi, chamou os líderes do povo e contou tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. Então todos responderam ao mesmo tempo:
-Nós faremos tudo o que o Senhor ordenou.”

Nos capítulo seguintes lemos todas as leis ou regras estabelecidas para esse povo que se comprometeu em fazer uma aliança com Deus, e no capítulo 24:

Versículos 7 e 8: “Depois pegou o livro da aliança, onde estavam escritos os mandamentos do Senhor, e o leu em voz alta para o povo. Eles disseram:
-Nós obedeceremos a Deus, o Senhor, e faremos tudo o que Ele mandar.
Então Moisés pegou o sangue das bacias, borrifou o povo com ele e disse:
-Este é o sangue que sela a aliança que o Senhor fez com vocês quando deu todos esses mandamentos.”

Aqui fica então selado o compromisso do povo com Deus. Compromisso de sangue.

Algum tempo depois, Deus disse a Moisés quando estavam no monte Sinai:

Êxodo 32:8 “Eles já deixaram o caminho que eu mandei que seguissem; fizeram um bezerro de ouro fundido, e o adoraram, e lhe ofereceram sacrifícios. Estão dizendo que esses são os deuses deles, os deuses que o tiraram do Egito.”

Esse versículo mostra que as regras começam a ser descumpridas.

Nos capítulo 4 a 6 de Levítico conta como deveriam ser feitos os sacrifícios para conseguirem o perdão dos pecados, pois as regras estabelecidas não estavam sendo cumpridas e para isso o povo buscava o perdão de Deus para continuarem sendo seu povo escolhido e também para desfrutarem das promessas de benção, pois junto com as regras havia também promessas de bênçãos e de maldições. Deuteronômio 28.

Nos livros dos profetas vemos a indignação de Deus com a quebra constante da aliança.

Isaías 1:11-14 “O Senhor diz:
‘Eu não quero todos esses sacrifícios que vocês me oferecem.
Estou farto de bodes e de animais gordos queimados no altar;
Estou enjoado do sangue de touros novos, não quero mais carneiros nem cabritos.
Quando vocês vem até a minha presença, quem foi que pediu todo esse corre-corre nos pátios do meu templo?
Não adianta nada me trazerem ofertas;
Eu odeio o incenso que vocês queimam.
Não suporto as Festas da Lua Nova, o sábado e as outras festas religiosas, pois o pecado de vocês estragam tudo isso.
As Festas da Lua Nova e os outros dias santos me enchem de nojo;
Já estou cansado de suportá-los.”

Jeremias 8:07 “Até as rolas, garças e andorinhas sabem quando é tempo de voar para outras terras; as cegonhas sabem quando é tempo de voltar. Mas você, meu povo, não segue as leis que eu lhe dei.”

Deus então faz promessa de uma nova aliança:

Jeremias 31:31-33 “O Senhor Deus diz:
-Está chegando o tempo em que farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá. Essa aliança não será como aquela que eu fiz com os antepassados deles no dia em que os peguei pela mão e os tirei da terra do Egito. Embora eu fosse o Deus deles, eles quebraram a minha aliança. Sou eu, o Senhor, quem está falando. Quando esse tempo chegar, farei com o povo de Israel esta aliança: eu porei a minha lei na mente deles e no coração deles a escreverei; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Sou eu, o Senhor, quem está falando.”

A nova lei não é mais baseada em regras escritas.
Agora temos que ler as leis em nossa mente e em nosso coração.
Isso acontece quando aceitamos a Jesus e buscamos conhece-lo. 

"Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus." (Filipenses 1:6)

2ª Aliança

Mateus 1: 20b,21 “José, descendente da Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.

A aliança não foi feita com o nascimento, mais com a morte:

1 Coríntios 11:25 “Assim também, depois do jantar, ele pegou o cálice e disse: ‘Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue.

Hoje, o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado.

Romanos 5:19 “E assim como muitos seres humanos se tornaram pecadores por causa da desobediência de um só homem, assim também muitos serão aceitos por Deus por causa da obediência de um só homem.”

O único remédio que temos contra a doença do pecado é:

Romanos 12:2 “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele.”

Quando aceitamos a Jesus e buscamos conhecê-lo, começa a ser escrito em nossa mente e coração, as Leis de Deus, que é tudo o que é bom, perfeito e agradável a Ele.

E

Efésios 4:22-24 “Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seu desejos enganosos. É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a Ele.”

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Pecado, o início

O que é pecado?

Como sabemos o que é pecado?

Marcos 7:20-23 “_O que sai da pessoa é o que a faz ficar impura.
Porque é de dentro, do coração, que vem os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras.”

Todos estamos debaixo do pecado:


Romanos 3:9b “ Já mostrei que todos, judeus e não-judeus, estão debaixo do poder do pecado.”
Romanos 3:23 “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.”

Conforme esses versículos, hoje o pecado faz parte das nossas vidas, mas quando isso começou?

Gênesis 2:16, 17 “E o Senhor deu ao homem a seguinte ordem:
_Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore: pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá.”

 Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é morte.”

A humanidade era perfeita:


adao e eva Jesus e animais

Gênesis 1:26-29 “ Aí ele disse: — Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão.  Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher  e os abençoou, dizendo: — Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão. 
Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas.

Quando houve a desobediência, houve morte...alguma coisa no ser humano morreu...o que pode ter sido?

Gênesis 3:6,7 “A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. Aí apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele também comeu.  Nesse momento os olhos dos dois se abriram, e eles perceberam que estavam nus. Então costuraram umas folhas de figueira para usar como tangas.”

A vida perfeita se acabou nesse momento. No momento em que enxergaram a impureza, pois até aí, tudo era puro...nada era pecado!
Morreu a pureza!
Morreu o verdadeiro amor, alegria, bondade, fidelidade e domínio próprio.
Morreu o contato direto com Deus.

Agora o desespero do homem, foi buscar uma forma de voltar a perfeição...daí iniciou-se as ofertas, os sacrifícios, tudo pra chamar a atenção de Deus novamente, pois a presença de Deus era boa demais, e viver sem essa presença era desesperador.

No paraíso, eles não precisavam lutar consigo mesmo para fazer o que era correto...eles eram corretos!
Agora, não era mais a natureza de Deus quem dominava, mais a natureza humana, que é pecadora.