quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Culto



A partir do momento, em que entendemos que somos a igreja, entendemos que devemos ser separados das contaminações deste mundo e que precisamos nos santificar em todo tempo para sermos uma morada digna de Deus.

Depois da decida do Espírito Santo, os cristãos passaram a viver uma experiência nova de vida.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Igreja como ajuntamento


Mateus 18:20 “Porque, onde estiveres dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.”

A Bíblia não dá ênfase sobre Jesus em cultos, mas de que ele vivia com seus discípulos, participava de festas, jantares, ao ar livre com multidões, enfim, sempre em unidade.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Morada de Deus/Nova Aliança

1 Pedro 2:4,5 “Cheguem perto dele, a pedra viva que os seres humanos rejeitaram como inútil, mas que Deus escolheu como de grande valor. Vocês, também, como pedras vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual onde vocês servirão como sacerdotes dedicados a Deus. E isso para que, por meio de Jesus Cristo, ofereçam sacrifícios que Deus aceite.

Ele = Pedra viva
Nós = Pedras vivas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Morada de Deus/Início

Morada de Deus


Quando aconteceu o pecado, junto veio morte divina no ser humano, porque a luz e as trevas não podem andar juntas. Mas o ser humano sem a presença divina fica perdido, pois somos feitos de corpo, alma e espírito.

O corpo humano tem desejos/necessidades carnais, como comer, dormir, se relacionar com outro ser humano, enfim.

A nossa alma são as nossas emoções, tristeza, alegria, raiva, amor, enfim. A alma tem sua função no corpo e no espírito.

O que é o espírito no ser humano?

Todo ser humano vive em busca de uma divindade, de algo sobrenatural para se sentir completo, entendo que esta busca está no espírito que vive em nós, e vem de Deus para que possamos procurá-lo.

Quando acabou o paraíso, não acabou a necessidade de se relacionar com Deus, portanto, houve sempre a procura ou a busca do ser humano, por este relacionamento.

Abraão, Isaque e Jacó, não tinham um templo ou uma tenda (tabernáculo) para se relacionar com Deus. Apesar do pecado afastar o homem de Deus, eles tinham este contato com o mesmo.

Abraão:


Gênesis

12.1
   Certo dia o SENHOR Deus disse a Abrão: — Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei.
12.2   Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros.
12.3   Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo.

Isaque:


26.2   Ali o SENHOR Deus apareceu a Isaque e disse: — Não vá para o Egito. Fique na terra que eu vou lhe mostrar.
26.3   Por enquanto fique morando neste lugar, e eu estarei com você e o abençoarei. Darei aos seus descendentes todas estas terras e assim cumprirei o juramento que fiz a Abraão, o seu pai.
26.4   Farei com que os seus descendentes sejam tão numerosos quanto as estrelas do céu e lhes darei todas estas terras. Por meio dos seus descendentes eu abençoarei todas as nações do mundo,
26.5   pois Abraão me obedeceu e cumpriu as minhas ordens, os meus mandamentos, as minhas leis e os meus ensinamentos.

Jacó:


35.1   Deus disse a Jacó: — Apronte-se, vá para Betel e fique morando lá. Em Betel construa um altar e o dedique a mim, o Deus que lhe apareceu quando você estava fugindo do seu irmão Esaú.

Nessa época, o que o ser humano fazia para Deus, era um altar:



Nesse altar, eles ofereciam sacrifícios de animais como oferta, essa era uma forma de relacionamento com Deus.


Gênesis

12.7   Ali o SENHOR apareceu a Abrão e disse: — Eu vou dar esta terra aos seus descendentes. Naquele lugar Abrão construiu um altar a Deus, o SENHOR, pois ali o SENHOR havia aparecido a ele.

22.13   Abraão olhou em volta e viu um carneiro preso pelos chifres, no meio de uma moita. Abraão foi, pegou o carneiro e o ofereceu como sacrifício em lugar do seu filho.

Moisés, também falava com Deus:

Êxodo

3.4
   Quando o SENHOR Deus viu que Moisés estava chegando mais perto para ver melhor, ele o chamou do meio do espinheiro e disse: — Moisés! Moisés! — Estou aqui — respondeu Moisés.

Para Moisés, Deus pediu que fizesse uma tenda (Tabernáculo), para que Ele habitasse entre o povo escolhido por Ele.

Êxodo

25.8
   Os israelitas deverão fazer uma Tenda Sagrada para mim a fim de que eu possa morar no meio deles.

Dentro do tabernáculo fizeram uma arca, mandado por Deus, conhecida como “arca da aliança”, essa era a presença de Deus entre os israelitas, mas nem todos podiam entrar na parte da arca, somente os sacerdotes escolhidos por Deus.

Êxodo

25.22   Ali eu me encontrarei com você e, de cima da tampa, do meio dos dois querubins, eu lhe darei as minhas leis para o povo de Israel.


Toda a construção da tenda está escrito em êxodo, a partir do capítulo 25, até o final, no capítulo 40.

Foi feito então uma tenda (tabernáculo), com sacerdotes trabalhando em tempo integral para que a presença de Deus estivesse entre o seu povo.

Êxodo

29.38
   — Todos os dias, e para sempre, sacrifique dois carneirinhos de um ano.
29.39   Sacrifique um deles de manhã e o outro à tarde.
29.40   Junto com o primeiro carneirinho ofereça um quilo de farinha de trigo misturada com um litro de azeite. E, como oferta, derrame um litro de vinho.
29.41   À tarde ofereça outro carneirinho e junto com ele a mesma quantidade de farinha, azeite e vinho, como de manhã. Essa é uma oferta de alimento trazida para mim, o SENHOR, e o seu cheiro me agrada.
29.42   E essa oferta a ser queimada deve ser oferecida para sempre na minha presença, na entrada da Tenda da Minha Presença. Ali eu me encontrarei com o meu povo e falarei com você.
29.43   Ali me encontrarei com o povo de Israel, e a minha glória fará com que esse lugar fique santo.
29.44   Eu farei com que a Tenda e o altar fiquem santos e separarei Arão e os seus filhos para me servirem como sacerdotes.
29.45   Morarei no meio do povo de Israel e serei o Deus deles.
29.46   Eles ficarão sabendo que eu, o SENHOR, sou o Deus que os tirou do Egito para morar entre eles. Eu sou o SENHOR, o Deus deles.


A presença de Deus era vista através de uma nuvem em cima da tenda que os acompanhavam durante o dia e a noite viam um fogo queimando em cima dela.

Êxodo

40.38
   Em todas as suas viagens, eles podiam ver, durante o dia, a nuvem da presença do SENHOR em cima da Tenda; e, durante a noite, viam o fogo queimando em cima dela. 

O povo andava pelo deserto carregando essa tenda com tudo o que tinha nela.

Mais tarde, Davi quis fazer um templo para a presença de Deus

2 Samuel

7.2   Um dia Davi disse ao profeta Natã: — Veja só! Aqui estou eu, morando numa casa revestida de madeira de cedro, enquanto a arca da aliança está guardada numa barraca!

Mas Deus não permitiu

2 Samuel

7.4
   Mas naquela noite o SENHOR disse a Natã:
7.5   — Vá e diga ao meu servo Davi que eu mandei dizer o seguinte: “Não é você a pessoa que deve construir um templo para eu morar nele.
7.6   Desde que tirei do Egito o povo de Israel e até hoje, eu não tenho morado em nenhum templo. Tenho viajado morando numa barraca.
7.12   E, quando você morrer e for sepultado ao lado dos seus antepassados, eu colocarei um dos seus filhos como rei e tornarei forte o reino dele.
7.13   Será ele quem construirá um templo para mim, e eu farei com que os seus descendentes governem para sempre.

O primeiro templo foi construído pelo rei Salomão em 959AC

1 Reis

6.1   Quatrocentos e oitenta anos depois que o povo de Israel havia saído do Egito, no quarto ano do reinado de Salomão em Israel, no mês de zive, o segundo mês, Salomão começou a construir o Templo.

Neste templo foi colocada a arca da aliança junto com todos os equipamentos consagrados na tenda.

1 Reis

8.1
   Aí o rei Salomão convocou todos os chefes das tribos e dos grupos de famílias de Israel para irem encontrar-se com ele em Jerusalém a fim de levarem a arca da aliança de Deus, de Sião, a Cidade de Davi, para o Templo.
8.2   Todos os israelitas se reuniram durante a Festa das Barracas, no mês de etanim, que é o sétimo mês.
8.3   Quando todos os chefes chegaram, os sacerdotes pegaram a arca da aliança
8.4   e a levaram para o Templo. Os levitas e os sacerdotes levaram também a Tenda da Presença de Deus com todos os seus equipamentos para o Templo.

Em 586AC a Babilônia conquistou Jerusalém e destruiu o templo construído por Salomão.

2 Reis

25.8   No dia sete do quinto mês do ano dezenove do reinado de Nabucodonosor, da Babilônia, Nebuzaradã, conselheiro do rei e comandante-geral do seu exército, entrou em Jerusalém.
25.9   Ele incendiou o Templo, o palácio do rei e as casas de todas as pessoas importantes de Jerusalém,
25.10   e os seus soldados derrubaram as muralhas da cidade.

Em 516Ac, 70 anos depois, o templo foi reconstruído pelas mão de Ciro (Rei da Babilônia), sendo ele, encarregado por Deus, para esse serviço.

Esdras

1.2   “Eu, Ciro, rei da Pérsia, declaro o seguinte: O SENHOR, o Deus do céu, me fez governador do mundo inteiro e me encarregou de construir para ele um templo em Jerusalém, na região de Judá.