segunda-feira, 25 de junho de 2012

1 - Profecia e cumprimento (Jesus)




Alguns relatos no Velho Testamento sobre Jesus não são uma profecia exata, tanto que alguns relatos só são entendidos depois do cumprimento no Novo Testamento.
A maioria destes relatos estão nos livros de profetas, mas sempre mencionando a Profecia Messiânica junto com acontecimentos da época, o que não deixava a profecia com muita clareza.

Exemplo:
“O Senhor Deus diz:
-Belém-Efrata, você é uma das menores cidades de Judá, mas do seu meio farei sair aquele que será o rei de Israel. Ele será descendente de uma família que começou em tempos antigos, num passado muito distante.
Deus vai entregar os israelitas nas mãos do inimigo, que os dominará até que nasça o filho da mulher que está para dar à luz. Então os israelitas que estão no cativeiro voltarão a se reunir com os seus patrícios na Terra Prometida. O rei virá e será o Pastor do seu povo, governando-o com a força que o Senhor lhe dará e em nome do Senhor, o seu glorioso Deus. O seu povo viverá em segurança, pois o seu poder alcançará os lugares mais distantes do mundo. E Ele trará paz.
Quando os assírios invadirem o nosso país e conquistarem as nossas fortalezas, nós mandaremos para lutar contra eles os nossos líderes mais importantes.” (Miquéias 5:2-5)

sábado, 2 de junho de 2012

Maria, mãe de Jesus



"...eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel." (Isaías 7:14)

Essa é uma profecia de Isaías se referindo a Maria, mãe de Jesus.

Não sabemos muito sobre Maria. Os escritores dos evangelhos não nos deixaram muitas informações.

Enquanto Isabel, mulher de Zacarias, estava no sexto mês de gravidez (esperando João Batista), um anjo apareceu para Maria e disse:
"-Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará luz a um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o reino dele nunca se acabará." (Lucas 1:30-33)