sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Lei Mosaica e Jesus



Circuncisão

“Uma semana depois, quando chegou o dia de circuncidar o menino, puseram nele o nome de Jesus. Pois o anjo tinha dado esse nome ao menino antes de ele nascer.” (Lucas 2:21)

Todo menino era circuncidado e recebia um nome no oitavo dia após o nascimento:

“O Senhor Deus disse a Moisés as seguintes leis para o povo de Israel:

Quando uma mulher der a luz um filho, ficará impura sete dias, como acontece durante a menstruação. No oitavo dia o menino será circuncidado. Depois disso, por causa da perda de sangue, ela ficará impura por mais trinta e três dias. Durante esse tempo ela não poderá tocar em nada sagrado, nem poderá ir a tenda sagrada.

Se der à luz uma filha, a mulher ficará impura catorze dias, como acontece durante a menstruação. Depois disso, por causa da perda de sangue, ela ficará impura por mais sessenta e seis dias.” (Levítico 12:1-5)

A circuncisão simboliza a separação dos judeus dos gentios e seu relacionamento singular com Deus.

A purificação da mãe

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Natal

Mas não tenha nada a ver com as lendas pagãs e tolas. Para progredir na vida Cristã, faça sempre exercícios espirituais. Pois os exercícios físicos tem alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro. (1 Timóteo 4:7,8)

Pagão:
1. Diz-se em geral de toda a religião que não é monoteísta ou que não adota o batismo.
2. Gentio.
3. Idólatra.

Aqui Paulo ensina a Timóteo a não ter participação com lendas pagãs, ou idólatras que não seguem a Deus como único.

Natal é uma lenda pagã?

A história do Natal começa sete mil anos antes do nascimento de Cristo, sendo tão antiga quanto às próprias civilizações. A festa tinha como motivo a celebração do solstício de inverno no hemisfério norte.

No dia do solstício, tem-se a noite mais longa de todo o ano, a partir dessa madrugada de dezembro, o sol fica cada vez mais tempo no céu, até o auge do verão. Para as civilizações antigas, o solstício de inverno era o momento do renascimento do sol, marcando a vitória gradual da luz sobre as trevas. Os dias mais longos significavam a volta das farturas aos campos, culminando com as boas colheitas.

Na Mesopotâmia, as comemorações da volta dos dias longos a partir do solstício de inverno, eram celebradas durante doze dias. O mesmo solstício relembrava no Egito antigo, a passagem do deus Osíris para o mundo dos mortos. Nas ilhas Britânicas, as festas do solstício aconteciam em volta do monumento de Stonehenge, que marcava a trajetória do sol ao longo do ano. Na Grécia o solstício marcava o culto a Dioniso, deus do vinho e da embriaguez. Na Pérsia o solstício marcava o nascimento de Mitra, deus sol e do renascimento, representado sempre ao lado de um touro.

No século IV a.C., o culto ao deus Mitra chega à Europa. Muitos séculos depois, os soldados romanos viraram ardorosos adoradores do deus, levando a divindade para Roma, estendendo a sua veneração a todo o império. Os romanos festejavam a data de nascimento de Mitra no dia 25 de dezembro, data do solstício de inverno no antigo calendário Romano (no calendário atual a data que se dá o solstício é no dia 20 ou 21, conforme o ano).

domingo, 12 de agosto de 2012

Nascimento de Jesus - Data



Qual a data do nascimento de Jesus?

25 de dezembro?

Lucas conta que na região havia pastores tomando conta de ovelhas:
“Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas. Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores.” (Lucas 2:8,9)

 Isso elimina essa data, porque dezembro é inverno e os pastores não ficavam ao ar livre com suas ovelhas a noite.
O inverno durava de novembro a fevereiro.

Em setembro ou outubro na Festa dos Tabernáculos?

Muitos afirmam ser essa data porque José não encontrou lugar na pensão e nessa festa todos iam pra Jerusalém comemorar.
Belém ficava a oito quilômetros de Jerusalém.
Estava acontecendo o recenseamento, portanto, provavelmente não foi apenas José se alistar em Belém:
“E aconteceu, naqueles dias, que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse.