terça-feira, 11 de setembro de 2012

Jesus com doze anos


Depois do nascimento de Jesus  e das coisas sobrenaturais que Mateus e Lucas destacaram em seus evangelhos, não se sabe mais nada sobre Jesus como neném ou criança.

Sabemos que ele conviveu com sua família, pai, mãe, irmãos e irmãs:
-De onde é que este homem consegue tudo isso? De onde vem a sabedoria dele? Como é que faz esses milagres? Por acaso ele não é o carpinteiro, filho de Maria? Não é irmão de Tiago, José, Judas e Simão? As suas irmãs não moram aqui? (Marcos 6:2b,3)

Creio que após sua morte, Maria, sua mãe, trouxe aos cristãos as informações importante sobre a vida do Cristo, mas se houve mais alguma coisa exclusiva, não foi relatada pelos evangelhos.

Jesus cresceu instruído por seus pais nas leis e mandamentos como costume judeu. E isto se destaca num episódio mencionado por Lucas sobre sua adolescência:

"Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém para a Festa da Páscoa. Quando Jesus tinha doze anos, eles foram a Festa, conforme o seu costume. Depois que a Festa acabou, eles começaram a viagem de volta para casa. Mas Jesus tinha ficado em Jerusalém, e os seus pais não sabiam disso. Eles pensavam que ele estivesse no grupo de pessoas que vinha voltando e por isso viajaram o dia todo. Então começaram a procurar entre os parentes e amigos. Como não o encontraram, voltaram a Jerusalém para procurá-lo. Três dias depois encontraram o menino num dos pátios do Templo,