sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Condições políticas do judeus (Parte 1)



Quando Jesus nasceu, Herodes, o Grande, era rei dos judeus.

O seu reino incluía a Judéia, a Samaria e a Galiléia. Pertencia a raça iduméia (edomitas – Esaú), mas professava a religião judaica.

"Herodes nasceu por volta de setenta anos antes de Cristo Herodes tinha uma personalidade contraditória, sem dúvida ele foi um dos mais ousados empreendedores da Judéia, visto seu ímpeto em gigantescas construções, um exemplo é a cidade de Cesaréia que antes não passava de uma simples aldeia de pescadores, e que foi transformada por ele numa vitrine para deleite principalmente de gregos e romanos. Entretanto Herodes demonstrava um comportamento absolutamente destrutivo com seus familiares, ordenou as execuções de sua esposa Mariamne (29 a.C.) e de sua sogra Alexandra (28 a.C.), além de ter mandado afogar seu cunhado Aristóbulo em um banho público, ordenou o estrangulamento de dois de seus filhos com Mariamne em 7 a.C. Pouco antes de morrer em 4 a.C. mandou executar seu filho Antípater. Josefo, historiador contemporâneo ao segundo templo, o identificou como um homem que jamais amou sua família. Herodes morreu em 4 a.C. na cidade de Jericó, com a idade de setenta anos. Cinco dias após mandar executar seu filho. Seu funeral foi tão suntuoso, quanto suas construções. Foram quinhentos oficiais só para levar o perfume no cortejo fúnebre. Ele foi sepultado no Castelo de Herodiom, localizado ao sul de Jerusalém, no deserto da Judéia. Este castelo único a levar seu nome era usado como residência de veraneio. Ainda hoje é um dos locais mais procurados para visitação, pois lá ficou eternizado Herodes, o Grande."

Seu pai Antipater havia sido nomeado governador da Judéia por Júlio César (Imperador romano), e depois de alguns caprichos de sorte, Herodes era declarado rei dos judeus, pelos romanos, no ano 40 a.C.