quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pecado, 1ª e 2ª aliança


Depois que Adão e Eva saíram do “Paraíso”, não havia mais regras, a não ser aquilo que tinham em seu coração do que é certo e errado.

Apresentavam-se a Deus através de ofertas, buscando dessa forma não deixar que a natureza humana tomasse conta de vez de suas vidas. 

Gênesis 4:7 “Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo.”

O capítulo 6 de Gênesis deixa bem claro, que as coisas estavam indo de mal a pior. Deus deixa claro que se arrependeu de ter feito o homem, pois sua natureza era mais voltada para o mal do que para o bem, por isso, Deus mandou o dilúvio e matou toda raça humana, conservando apenas Noé e sua família.

A penalidade do pecado é a perda de comunhão com Deus.

1ª Aliança

Êxodo 19: 3-7 “E Moisés subiu o monte para se encontrar com Deus.
E do monte o Senhor Deus o chamou e lhe disse:
-Diga aos descendentes de Jacó, os israelitas, o seguinte: ‘Vocês viram com seus próprios olhos o que eu, o Senhor, fiz com os egípcios e como trouxe vocês para perto de mim como se fosse sobre as asas de uma águia. Agora, se me obedecerem e cumprirem a minha aliança vocês serão o meu povo. O mundo inteiro é meu, mas vocês serão o meu povo escolhido por mim. Vocês são um povo separado somente para mim e me servirão como sacerdotes.’ É isso o que você dirá aos israelitas.
Então Moisés foi, chamou os líderes do povo e contou tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. Então todos responderam ao mesmo tempo:
-Nós faremos tudo o que o Senhor ordenou.”

Nos capítulo seguintes lemos todas as leis ou regras estabelecidas para esse povo que se comprometeu em fazer uma aliança com Deus, e no capítulo 24:

Versículos 7 e 8: “Depois pegou o livro da aliança, onde estavam escritos os mandamentos do Senhor, e o leu em voz alta para o povo. Eles disseram:
-Nós obedeceremos a Deus, o Senhor, e faremos tudo o que Ele mandar.
Então Moisés pegou o sangue das bacias, borrifou o povo com ele e disse:
-Este é o sangue que sela a aliança que o Senhor fez com vocês quando deu todos esses mandamentos.”

Aqui fica então selado o compromisso do povo com Deus. Compromisso de sangue.

Algum tempo depois, Deus disse a Moisés quando estavam no monte Sinai:

Êxodo 32:8 “Eles já deixaram o caminho que eu mandei que seguissem; fizeram um bezerro de ouro fundido, e o adoraram, e lhe ofereceram sacrifícios. Estão dizendo que esses são os deuses deles, os deuses que o tiraram do Egito.”

Esse versículo mostra que as regras começam a ser descumpridas.

Nos capítulo 4 a 6 de Levítico conta como deveriam ser feitos os sacrifícios para conseguirem o perdão dos pecados, pois as regras estabelecidas não estavam sendo cumpridas e para isso o povo buscava o perdão de Deus para continuarem sendo seu povo escolhido e também para desfrutarem das promessas de benção, pois junto com as regras havia também promessas de bênçãos e de maldições. Deuteronômio 28.

Nos livros dos profetas vemos a indignação de Deus com a quebra constante da aliança.

Isaías 1:11-14 “O Senhor diz:
‘Eu não quero todos esses sacrifícios que vocês me oferecem.
Estou farto de bodes e de animais gordos queimados no altar;
Estou enjoado do sangue de touros novos, não quero mais carneiros nem cabritos.
Quando vocês vem até a minha presença, quem foi que pediu todo esse corre-corre nos pátios do meu templo?
Não adianta nada me trazerem ofertas;
Eu odeio o incenso que vocês queimam.
Não suporto as Festas da Lua Nova, o sábado e as outras festas religiosas, pois o pecado de vocês estragam tudo isso.
As Festas da Lua Nova e os outros dias santos me enchem de nojo;
Já estou cansado de suportá-los.”

Jeremias 8:07 “Até as rolas, garças e andorinhas sabem quando é tempo de voar para outras terras; as cegonhas sabem quando é tempo de voltar. Mas você, meu povo, não segue as leis que eu lhe dei.”

Deus então faz promessa de uma nova aliança:

Jeremias 31:31-33 “O Senhor Deus diz:
-Está chegando o tempo em que farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá. Essa aliança não será como aquela que eu fiz com os antepassados deles no dia em que os peguei pela mão e os tirei da terra do Egito. Embora eu fosse o Deus deles, eles quebraram a minha aliança. Sou eu, o Senhor, quem está falando. Quando esse tempo chegar, farei com o povo de Israel esta aliança: eu porei a minha lei na mente deles e no coração deles a escreverei; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Sou eu, o Senhor, quem está falando.”

A nova lei não é mais baseada em regras escritas.
Agora temos que ler as leis em nossa mente e em nosso coração.
Isso acontece quando aceitamos a Jesus e buscamos conhece-lo. 

"Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus." (Filipenses 1:6)

2ª Aliança

Mateus 1: 20b,21 “José, descendente da Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.

A aliança não foi feita com o nascimento, mais com a morte:

1 Coríntios 11:25 “Assim também, depois do jantar, ele pegou o cálice e disse: ‘Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue.

Hoje, o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado.

Romanos 5:19 “E assim como muitos seres humanos se tornaram pecadores por causa da desobediência de um só homem, assim também muitos serão aceitos por Deus por causa da obediência de um só homem.”

O único remédio que temos contra a doença do pecado é:

Romanos 12:2 “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele.”

Quando aceitamos a Jesus e buscamos conhecê-lo, começa a ser escrito em nossa mente e coração, as Leis de Deus, que é tudo o que é bom, perfeito e agradável a Ele.

E

Efésios 4:22-24 “Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seu desejos enganosos. É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a Ele.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perguntas ou Comentários