quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pecado, conclusão

Conhecemos então o início do pecado (Gênesis 3:6,7), a falta de regras causando indignação diante de Deus (Gênesis 6), a primeira aliança (Êxodo 19), a profecia sobre a nova aliança (Jeremias 31:31) e a segunda aliança (Marcos 14:24).

A segunda aliança aconteceu através do sangue de Jesus. Jesus matou o pecado, vivendo como ser humano e não pecando Romanos: 8:3,4 “Deus fez o que a lei não pôde fazer porque a natureza humana era fraca. Deus condenou o pecado na natureza humana, enviando o seu próprio filho, que veio na forma da nossa natureza pecaminosa a fim de acabar com o pecado. Deus fez isso para que as ordens justas da lei pudessem ser completamente cumpridas por nós, que vivemos de acordo com o Espírito de Deus e não de acordo com a natureza humana.”

Nesses versículos diz que Deus fez o que a lei não pode fazer porque a natureza humana era fraca, pois para que houvesse o pedido de perdão pelo povo através do sumo sacerdote, esse tinha que antes se purificar para pedir perdão dos seus pecados, para depois pedir pelo pecado do povo

 Hebreus 9:7 “Mas somente o Grande Sacerdote entra na parte de trás, que é o Lugar Santíssimo, e isso apenas uma vez por ano. Ele oferece a Deus o sangue de animais, em favor de si mesmo e também pelos pecados que o povo cometeu sem saber que era pecado.” Mas Deus enviou seu filho Jesus para vencer o pecado e se dar através da sua morte, havendo assim derramamento de sangue 

Hebreus 9:12 “Quando Cristo veio e entrou, uma vez por todas, no Lugar Santíssimo, ele não levou consigo sangue de bodes ou de bezerros para oferecer como sacrifício. Pelo contrário, ele ofereceu o seu próprio sangue e conseguiu pra nós a salvação eterna.

O que fazemos com os pecados que ainda continuamos cometendo?

1 João 1:9 “Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.’’

Tiago 5:16 "Portanto, confessem os pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.

Dessa forma, podemos continuar pecando?

Romanos 6:1,2 “Portanto, o que vamos dizer? Será que devemos continuar vivendo no pecado para que a graça de Deus aumente ainda mais? É claro que não! Nós já morremos para o pecado; então como podemos continuar vivendo nele?

Romanos 6:6 “Pois sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim não sejamos mais escravos do pecado.”

O pecado nos escraviza, fazendo de nós dependentes. Muitas vezes olhamos para pessoas dependentes do álcool ou das drogas e criticamos com tanta facilidade, mas, não olhamos como ficamos presos muitas vezes ao orgulho, a soberba, ao dinheiro, ao ódio, a inveja, ao egoísmo, a imoralidade sexual, as inimizades, as divisões, enfim a tanta coisa que faz parte da nossa natureza humana. Gálatas 5:19-21.

Devemos nos concentrar em buscar a vida, que é o Espírito Santo de Deus em nós. 

Gálatas 5:22-26 “Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros.

Pra mim, Eliane, penso que devemos desenvolver em nós o amor, o verdadeiro amor, pois é ele quem nos liberta completamente de todo mal. Deus é amor!
João 13:34,35 “Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perguntas ou Comentários