quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Igreja como ajuntamento


Mateus 18:20 “Porque, onde estiveres dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.”

A Bíblia não dá ênfase sobre Jesus em cultos, mas de que ele vivia com seus discípulos, participava de festas, jantares, ao ar livre com multidões, enfim, sempre em unidade.

Quando se tem o mesmo propósito, queremos estar juntos;

Nosso propósito é anunciar a Jesus; Isso agrada a Deus;

Como base da fé cristã, nossa unidade deve estar sustentada no amor;

É na unidade que desenvolvemos esta prática, que deve extrapolar as paredes e contaminar todas as pessoas;

Outra parte importante que Jesus fez questão de sempre deixar claro é que devemos praticar a ajuda mútua.

Isso só é capaz através da unidade;

2 Coríntios 8:14 “Já que agora vocês tem bastante, é justo que ajudem os que estão necessitados. Em alguma outra ocasião, se vocês precisarem, e eles tiverem bastante, aí eles poderão ajudá-los. Assim todos são tratados com igualdade.”

O primeiro ajuntamento Cristão depois que Jesus subiu, foi o ajuntamento em Jerusalém para a descida do Espírito Santo. Foi Jesus quem ordenou o ajuntamento;

Lucas 24:49 “E Eu lhes mandarei o que o meu Pai prometeu. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que o poder de cima venha sobre vocês.”

 Atos 2:1,2 “Quando chegou o dia de pentecostes, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho que parecia de um vento soprando muito forte e este barulho encheu toda a casa onde estavam sentados.


Lembrando, que esse ajuntamento aconteceu para os judeus que estavam em Jerusalém e eram seguidores de Jesus Cristo.

A partir daí começou-se uma revolução. Os judeus que viviam as leis e não aceitavam a nova aliança não aceitavam os judeus cristãos.

Muitos cristãos foram presos e mortos, Atos 8:3 “Porém Saulo se esforçava para acabar com a igreja. Ele ia de casa em casa, arrastando homens e mulheres e os jogava na cadeia.”

Atos 12:1-3a “Por essa época o rei Herodes começou a perseguir algumas pessoas da igreja. Ele mandou matar a espada Tiago, o irmão de João. Quando viu que isso agradou os judeus, mandou também prender Pedro.

Mais os cristãos continuavam pregando e tiveram que ser espalhados, devido a perseguição.
Muitas pessoas aceitaram a Jesus e tinham que se converter ao judaísmo, passando assim a viver as regras estabelecidas pelos judeus.

Mas, um homem chamado Cornélio, que não era cristão, nem judeu, teve uma visão de um anjo de Deus que disse a ele: Atos 10:4b,5 “Deus aceitou as suas orações e a ajuda que você tem dado aos pobres e ele não esqueceu você. Agora mande alguns homens até a cidade de Jope para buscarem o homem chamado Simão Pedro.”

No dia seguinte, enquanto os homens, empregados de Cornélio, iam buscar Simão Pedro. Deus deu uma visão a ele, (Pedro): 
Atos 10:11-15 “Viu o céu aberto e uma coisa parecida com um grande lençol amarrados pelas quatro pontas, que descia até o chão. Dentro daquilo havia todos os tipos de animais de quatro patas, de animais que se arrastam pelo chão e de aves. Então Pedro ouviu uma voz, que dizia:
-Pedro, levante-se! Mate e coma!
Pedro respondeu:
-De jeito nenhum, Senhor! Eu nunca comi nenhuma coisa que a lei considera suja ou impura!
A voz falou de novo com ele:
-Não chame de impuro aquilo que Deus purificou.

No primeiro momento Pedro não entendeu a visão, mas com os acontecimentos seguintes, tudo foi se encaixando.
Os empregados de Cornélio chegaram para buscá-lo e o Espírito Santo o conduziu a ir com eles. Chegando na casa de Cornélio que já o esperava junto com outras pessoas, Pedro entende de vez a visão e diz: 
Atos 10:28b “Vocês sabem muito bem que a religião dos judeus não permite que eles façam amizades com não-judeus ou entre nas casas deles. Mas Deus me mostrou que eu não devo chamar ninguém de impuro ou sujo.”

Cornélio contou sua visão a Pedro, que entendeu melhor ainda todas as coisas. Pedro então falou sobre a morte e a ressurreição de Jesus e deu os ensinamentos sobre o evangelho. Enquanto Pedro falava, eles, os não judeus, receberam a manifestação do Espírito Santo através de línguas estranhas. (imagino o quanto isso foi chocante pra Pedro e os judeus que estavam com ele).

E finalmente foram batizados nas águas e reconhecidos por Pedro como cristãos.

Aqui inicia o evangelho de Cristo entre os não-judeus, mas não de forma aberta, pois os judeus, inclusive Pedro, ainda tinha um certo preconceito.

Pedro iniciou o ajuntamento entre os judeus e na casa de Cornélio.

Quem trouxe realmente o cristianismo para os não judeu, foi o Ap. Paulo, e através dele, iniciou-se o ajuntamento das igrejas, pessoas que se reuniam em casas para louvar, cear e ter ensinamentos sobre Deus e o cristianismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perguntas ou Comentários