quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Morada de Deus/Nova Aliança

1 Pedro 2:4,5 “Cheguem perto dele, a pedra viva que os seres humanos rejeitaram como inútil, mas que Deus escolheu como de grande valor. Vocês, também, como pedras vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual onde vocês servirão como sacerdotes dedicados a Deus. E isso para que, por meio de Jesus Cristo, ofereçam sacrifícios que Deus aceite.

Ele = Pedra viva
Nós = Pedras vivas
Somos edificados, ou, construídos casa (lembrando do tabernáculo como casa de Deus) espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.
Somos casas, e eleitos sacerdotes, (Sacerdote era a única pessoa que podia fazer todo o ritual de sacrifício dos animais oferecidos a Deus). Hoje, como sacerdotes, podemos fazer sacrifícios espirituais, através de Jesus, exemplo: obedecendo, ajudando o próximo, amando o próximo, enfim...Negando-se a si mesmo e como Jesus, carregarmos também a nossa cruz.
Hoje, por meio de Jesus Cristo, devemos oferecer sacrifícios que Deus aceite.

Efésios 2:19-22 “Portanto, vocês, os não-judeus, não são mais estrangeiros e visitantes. Agora vocês são cidadãos que pertence ao povo de Deus e são membros da família dele. Vocês são como um edifício e estão construídos sobre o alicerce que os apóstolos e os profetas colocaram. E a pedra fundamental desse edifício é o próprio Cristo Jesus. Ele mantém o edifício todo bem firme e faz com que cresça como um templo dedicado ao Senhor. Assim vocês também, unidos com Cristo, estão sendo construídos, junto com os outros para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito.

João 4:20-24 “Os nossos antepassados adoravam a Deus neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde devemos adorá-lo.
Jesus disse:
-Mulher, creia no que digo: chegará o tempo em que ninguém vai adorar a Deus nem neste monte nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, não sabem o que adoram, mas nós sabemos o que adoramos porque a salvação vem dos judeus {Jesus}. Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem. Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade.

Jesus deixa claro pra esse mulher, que a partir de Jesus (nova aliança), não haveria mais um lugar de adoração, exemplo: Jerusalém ou o monte, mas a verdadeira adoração deveria ser em espírito e em verdade (com sinceridade), pois são esses que Deus procura.

A igreja Jesus não é uma instituição, mas é feita de um organismo (corpo) vivo que sente medo: Atos 5:11 “E houve um grande temor em toda a igreja e em todos os que ouviram estas coisas.” Faz oração: Atos 12:05 “Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.”

A bíblia nos ensina que somos a morada de Deus: João 14:23 “Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viveremos para ele e faremos nele morada.”

Lembrando que na primeira aliança Deus ordenou que se fizesse uma morada para Ele, onde Ele pudesse estar com o povo e se encontrar com Moisés: Êxodo
25.8   Os israelitas deverão fazer uma Tenda Sagrada para mim a fim de que eu possa morar no meio deles.
25.22   Ali eu me encontrarei com você e, de cima da tampa, do meio dos dois querubins, eu lhe darei as minhas leis para o povo de Israel.

João 2:19-21 “Jesus respondeu e disse-lhes: derribai este templo e em três dias o levantarei.
Disseram, pois, os judeus: em 46 anos, foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias?
Mas ele falava do templo do seu corpo.

Na parte de João 2:13 a seguir, que é antes dos versículos acima, Jesus está brigando porque o povo está fazendo comércio no templo, nessa situação o templo ainda é a casa de Deus, a nova aliança só acontece com o sangue de Jesus.

O templo como construção física, foi destruído 70 anos depois de Cristo pelos romanos, como já havia sido previsto por Jesus: Marcos 13:1,2 “Quando Jesus estava saindo do pátio do Templo, um discípulo disse:
-Mestre, veja que pedras e edifícios impressionantes!
Jesus respondeu:
-Você está vendo estes enormes edifícios? Pois aqui não ficará uma pedra em cima da outra; tudo será destruído!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perguntas ou Comentários