quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Culto



A partir do momento, em que entendemos que somos a igreja, entendemos que devemos ser separados das contaminações deste mundo e que precisamos nos santificar em todo tempo para sermos uma morada digna de Deus.

Depois da decida do Espírito Santo, os cristãos passaram a viver uma experiência nova de vida.


Não tem como, recebermos o Espírito de Deus e sermos a mesma pessoa.

Quando passamos por essa experiência, queremos estar com as pessoas que tem o mesmo propósito, o de seguir a Jesus, e seguir a Jesus é caminhar os seus caminhos, é literalmente seguir os seus passos, e para isso, passamos a conviver com pessoas com o mesmo propósito para que a unidade nos sustente neste caminho


Temos uma missão, dada por Jesus, de anunciarmos esse Cristo para todas as pessoas da terra



Marcos 16:15 “Então ele disse (Jesus):
 _Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.”


Como os primeiros cristãos anunciavam o evangelho? Sendo diferente do mundo, mostrando que num lugar cheio de coisas ruins (o mundo), pode haver unidade, amor, paz, amizade, comunhão 
Atos 2:46 “Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade.” 


Esse testemunho de unidade trazia cada vez mais pessoas que queriam se juntar a eles 


Atos 2:47 “Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas.”


E esse deve ser o verdadeiro ensinamento sobre culto, onde todos, com o mesmo propósito se reúnem, para aprender sobre Deus, mostrar amor e compaixão uns com os outros, e se alegram através de louvores.

Infelizmente esse culto cheio da presença do Espírito Santo foi se perdendo, e foi dando lugar a exibição, a fama, ao poder, o autoritarismo, as riquezas, ao dinheiro, as intrigas, a meias verdades, ao julgo, e tudo isso não está acontecendo só hoje, já começou a acontecer entre aqueles que Paulo, Pedro e os demais apóstolos pregavam:

Galátas 1:6-12 “Estou muito admirado com vocês, pois estão abandonando tão de pressa aquele que os chamou por meio da graça de Cristo e estão aceitando outro evangelho.Na verdade não existe outro evangelho, porém eu falo assim porque há algumas pessoas que estão perturbando vocês, querendo mudar o evangelho de Cristo.Mas, se alguém, mesmo que sejamos nós ou um anjo do céu, anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que temos anunciado, que seja amaldiçoado!Pois já dissemos antes e repetimos: se alguém anunciar um evangelho diferente daquele que vocês aceitaram, que essa pessoa seja amaldiçoada!Por acaso eu procuro a aprovação das pessoas? Não! O que eu quero é a aprovação de Deus. Será que agora estou querendo agradar as pessoas? Se estivesse, eu não seria servo de Cristo.Meus irmãos, eu afirmo a vocês que o evangelho que eu anuncio não é uma invenção humana. Eu não o recebi de ninguém, e ninguém o ensinou a mim, mas foi o próprio Jesus Cristo que o revelou para mim.”

O verdadeiro cristianismo está ligado aos ensinamentos de Jesus, por isso devemos tomar muito cuidado para que seu sacrifício feito por nós, não seja em vão. E todos seus ensinamentos se baseiam em amor a Deus, ao próximo, em humildade, em unidade, em comunhão e em igualdade.

Devemos tomar muito cuidado para que a comunhão não seja motivo para fofocas, mexericos, julgamentos e bagunça. 



1 Coríntios 11:17 “Nas instruções que agora eu vou dar a vocês, eu não posso elogiá-los, pois as suas reuniões de adoração fazem mais mal do que bem.”

Como igreja, somos um corpo, e é necessário que cada um cumpra o seu papel no mundo, inclusive nas reuniões de comunhão. O Espírito santo dá dons a cada pessoa, portanto uns ensinarão, outros vão dirigir o louvor e outros serão os ouvintes 
1 Coríntios 12:5-11 “Existem maneiras diferentes de servir, mas o Senhor que servimos é o mesmo. Há diferentes habilidades para realizar o trabalho, mas é o mesmo Deus quem dá a cada um a habilidade para fazê-lo. Para o bem de todos, Deus dá a cada um alguma prova da presença do Espírito Santo. Para uma pessoa o Espírito dá a mensagem de sabedoria e para a outra o mesmo Espírito dá a mensagem de conhecimento. Para uma pessoa o mesmo Espírito da a fé e para a outra dá o poder de curar. Uma pessoa recebe do Espírito poder pra fazer milagres, e outra recebe o dom de anunciar a mensagem de Deus. Ainda a outra pessoa recebe a capacidade para saber a diferença entre os dons que vem do Espírito e os que não vem dele. Para uma pessoa o Espírito dá a capacidade de falar em línguas estranhas e para a outra ele dá a capacidade de interpretar o que essas línguas querem dizer. Porém é um só e o mesmo Espírito quem faz tudo isso. Ele dá um dom diferente para cada pessoa, conforme ele quer.”

Cada um tem o seu papel e tudo deve ser feito com muita ordem e decência, para que haja edificação da igreja e para que o culto seja um meio de atrair a atenção daqueles que ainda não conhecem a Jesus 


1 Coríntios 14:23-24 “Imaginem que a igreja esteja reunida e todos comecem a falar em línguas estranhas. Se chegarem ali algumas pessoas simples ou descrentes, será que não vão dizer que vocês estão loucos? Mas, se todos estiverem anunciando mensagens de Deus, e entrar ali um descrente ou alguém quem seja simples, ele vai ouvir o que vocês estão dizendo e se converter do seu pecado.”

26 “Portanto, meus irmãos, o que é que deve ser feito? Quando vocês se reúnem na igreja, um irmão tem um hino pra cantar, outro, alguma coisa pra ensinar; outro, uma revelação de Deus; outro, uma mensagem em línguas estranhas, e ainda outro, a interpretação dessa mensagem. Que tudo seja feito para o crescimento espiritual da igreja!”

Efésios 4:11-16  “Foi ele quem ‘deu dons as pessoas’. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo. Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrada por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados. Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça. É ele quem faz com que o corpo todo fique ajustado e todas as partes fiquem ligadas entre si por meio da união de todas elas. E, assim, cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perguntas ou Comentários