domingo, 8 de abril de 2012

Páscoa hoje



Os israelitas/hebreus estavam vivendo um tempo de escravidão no Egito, sofrendo e sendo maltratados:

Então o Senhor disse:
-Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e levá-los do Egito para uma terra grande e boa. (Êxodo 3:7,8a)

Diante do sofrimento do povo, Deus mandou Moisés para tirar o povo do poder dos egípcios:

Agora venha, e eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas. (Êxodo 3:10)

Mesmo se achando incapaz, Deus convenceu Moisés de que estaria com ele e o capacitaria nessa missão:


Agora vá, pois eu o ajudarei a falar e lhe direi o que deve dizer. (Êxodo 3:12)

Moisés obedeceu e Deus mostrou sinais para os egípcios e também para o povo hebreu. Como o rei do Egito não aceitou libertar o povo, Deus enviou dez pragas:

  1. A água vira sangue
  2. As rãs
  3. Os piolhos
  4. As moscas
  5. A morte dos animais
  6. Os tumores
  7. A chuva de pedra
  8. Os gafanhotos
  9. A escuridão
  10. A morte dos primeiros filhos egípcios


A última praga deu início a Páscoa para o povo hebreu.

Essa primeira Páscoa não foi bem uma festa, pois era um momento de muita tensão para o povo de Deus.

O Senhor Deus falou com Moisés e Arão no Egito. Ele disse:
...Diga ao todo povo israelita o seguinte: no dia dez desse mês cada pai de família escolherá um carneiro ou um cabrito para a sua família, isto é, um animal para cada casa. Se a família for pequena demais para comer o animal inteiro, então o dono da casa e o seu vizinho mais próximo o comerão juntos...O animal deverá ser um cordeiro ou um cabrito sem defeito, de um ano. Vocês o guardarão até o dia catorze deste mês, e na tarde desse dia todo povo israelita matará os animais. Pegarão um pouco de sangue e o passarão nos batentes dos lados e de cima das portas das casas onde os animais vão ser comidos.
...Não deixem nada para o dia seguinte e queimem o que sobrar. Já vestidos, calçados e segurando o bastão, comam depressa o animal. Esta é a Páscoa de Deus o Senhor.
Nessa noite eu passarei pela terra do Egito e matarei todos os primeiros filhos, tanto das pessoas como dos animais. E castigarei todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor. O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram, então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga. Comemorem esse dia como festa religiosa para lembrar que eu, o Senhor, fiz isso. (Êxodo 12:1-14)

Deus não tirou simplesmente seu povo da escravidão, ele marcou essa vitória dentro de cada um. 
Todos comeram bem. Já deveriam estar vestidos, calçados e com o bastão, pois a vitória estava garantida.
Como sempre o sangue era a garantia da aliança de Deus com o povo. O anjo da morte passou e pulou a casa da obediência.

Quando os seus filhos perguntarem “O que quer dizer essa cerimônia?”, vocês responderão: “É o sacrifício da Páscoa em honra do Senhor Deus, pois no Egito ele passou pelas casas dos israelitas e não parou. O Senhor matou os egípcios, mas não matou as nossas famílias.” (Êxodo 12:26,27)

Deus instituiu essa passagem na vida dos hebreus como uma festa religiosa que deveria ser comemorada para que essa vitória não entrasse no esquecimento.

Quando entrarem na terra que o Senhor lhes dará, como prometeu, vocês deverão continuar realizando essa cerimônia religiosa (Êxodo 12:25)

Essa foi a primeira Páscoa, uma festa importante para os israelitas e também para todo povo de Deus.

A segunda Páscoa foi comemorada no deserto do Sinai. Agora sim era uma festa.

Foi comemorada conforme as leis a respeito dela.

Para comemorar a festa da Páscoa a pessoa tinha que estar pura:

Diga aos israelitas o seguinte: se algum de vocês ou dos seus descendentes estiver impuro por haver tocado num morto ou se estiver longe, viajando, mesmo assim poderá comemorar a Páscoa em honra de Deus, o Senhor. Vocês a comemorarão um mês depois. Não deixem sobrar nada da comida para o dia seguinte e não quebrem nenhum osso do animal. (Números 9:10,12)

Essa parte confirma o que está escrito no evangelho de João:

Isso aconteceu para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem: “Nenhum de seus ossos serão quebrados.”  (João 19:36)

Todos tinham que comemorar a Páscoa e oferecer sua oferta:

...Pode acontecer que alguém esteja puro e não esteja viajando;  se essa pessoa não comemorar a Páscoa, será expulsa do meio do povo, pois não me apresentou oferta no tempo certo. E será castigado por causa do seu pecado. (Números 9:13)

A festa de Páscoa era ordenada por Deus como uma festa religiosa e devia ser realizada com data marcada:

A Festa da Páscoa, comemorada em honra de Deus, o Senhor, começa ao por-do-sol no dia catorze do primeiro mês. (Levítico 23:5)

No novo testamento mostra que a Festa da Páscoa era a festa mais importante para os judeus:

A Páscoa, a festa principal dos judeus, estava perto. (João 6:4)

Foi num jantar de Páscoa que Jesus reuniu seus discípulos e falou sobre o seu sangue como aliança de Deus com o povo:

Em seguida, pegou o cálice de vinho e agradeceu a Deus. Depois passou o cálice aos discípulos, dizendo:
-Bebam todos vocês porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados, o sangue que garante a aliança feita por Deus com seu povo. (Mateus 26:27,28)

A festa da páscoa que antes era comemorada pelo judeus para lembrar da libertação deles do julgo do Egito/Faraó, hoje é comemorada por nós para lembrarmos da libertação dos nossos pecados, pois o sangue de Jesus nos dá o perdão de todos os nossos pecados:

“Porém Jesus Cristo ofereceu só um sacrifício para tirar pecados, uma oferta que vale para sempre, e depois sentou-se ao lado direito de Deus.” (Hebreus 10:12)

Páscoa hoje: “Libertação do eu pecador e a garantia da aliança de Deus comigo, aliança que me dá direito a salvação, vida eterna com Deus.”

Porque a nossa Festa da Páscoa está pronta, agora que Cristo, o nosso cordeiro da Páscoa, já foi oferecido em sacrifício. Então vamos comemorar a nossa Páscoa, não com o pão que leva fermento, o fermento  velho do pecado e da imoralidade, mas com o pão sem fermento, o pão da pureza e da verdade. (1 Coríntios 5:7b,8)

Essa deve ser uma festa importante para todos aqueles que entendem o verdadeiro sentido do sacrifício de Jesus e nunca devemos deixar de lembrar e ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perguntas ou Comentários