domingo, 25 de março de 2012

Como devo ofertar?


 

Devemos ofertar por amor, nunca por constrangimento ou por obrigação.

2 Coríntios 9:5b “...e todos ficarão sabendo que vocês deram ofertas porque quiseram e não porque foram obrigados.”
7 “Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.”

Não dê o que vai te faltar, pois isso não é agradar a Deus:

2 Coríntios 8:11b, 12 “...dando de acordo com o que tem. Porque, se alguém quer dar, Deus aceita a oferta conforme o que a pessoa tem. Deus não pede o que a pessoa não tem.”

Devemos ter nosso coração voltado a ajudar em todo tempo. Se somos membros de uma comunidade/instituição/igreja, precisamos estar atentos às necessidades, pois a mesma não conseguirá se manter pagando aluguel, água, luz, telefone, pagamento de pastores, missionários e outros trabalhadores  da obra de Deus, sem doações ou ofertas, e ainda precisa ter condições de ajudar os necessitados.

Tiago 2:14-17, 18b “Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé se ela não vier acompanhada de ações? Será que essa fé pode salvá-lo? Por exemplo, pode haver irmãos ou irmãs que precisam de roupas e que não tem nada para comer. Se vocês não lhes dão o que eles precisam para viver, não adianta nada dizer: ‘Que Deus os abençoe! Vistam agasalhos e comam bem.’ Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhadas de ações, é coisa morta. Eu vou lhe mostrar a minha fé por meio das minhas ações.”

Uma vez ouvi um pastor falando que a bíblia toda fala sobre dinheiro. Não concordo, a bíblia toda nos ensina a amar e se compadecer das necessidades.

Infelizmente as pessoas tem usado muitas palavras da bíblia para distorcer o verdadeiro sentido, e infelizmente muitos não conhecem a palavra de Deus e aprendem o que ensinam, e não o que está escrito (fui assim durante muito tempo).

Devemos ajudar quem precisa, sempre que podemos, pois nisso mostramos o nosso amor a Deus e ao próximo.

2 Coríntios 8:13-15 “Não estou querendo aliviar os outros e por um peso sobre vocês. Já que agora vocês tem bastante, é justo que ajudem os que estão necessitados. Em alguma outra ocasião, se vocês precisarem, e eles tiverem bastante, aí eles poderão ajudá-los. Assim todos são tratados com igualdade. Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Ao que muito pegou, nada sobrou; ao que pouco pegou, nada faltou.”

Nesses versículos entendemos que não somos obrigados a nada, mas temos uma obrigação como seguidores de Cristo: “ajudar a quem precisa.” Precisamos estar atentos às necessidades.
Ajudar, não é sair contando pra os quatro cantos da terra, pois isso é hipocrisia:

Mateus 6:2-4 “Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isso é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando ajudar uma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo, e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.”

Deus conhece a intenção do nosso coração e somos gratificados por Ele quando temos a intenção certa:

Mateus 6:3,4 “Mas você, quando ajudar uma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo, e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.”

2 Coríntios 9:6 “Lembrem disto: quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito.”

10 “ E Deus, que dá a semente para semear e o pão para comer, também dará a vocês todas as sementes que vocês precisam. Ele fará com que elas cresçam e deem uma grande colheita, como resultado da generosidade de vocês"

Não deixe que estas palavras te faça barganhar com Deus, pois Deus conhece o que está em seu coração.

Nunca oferte para pedir algo em troca,
 oferte porque é certo,
oferte porque Deus se agrada,
oferte porque quando ajudamos o nosso próximo fazemos a Deus,
oferte porque você precisa demonstrar amor,
oferte porque “...é mai feliz quem dá do que quem recebe.” Atos 20:35.

Deus sempre vai abençoar quem é generoso de coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perguntas ou Comentários