domingo, 12 de agosto de 2012

Nascimento de Jesus - Data



Qual a data do nascimento de Jesus?

25 de dezembro?

Lucas conta que na região havia pastores tomando conta de ovelhas:
“Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas. Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores.” (Lucas 2:8,9)

 Isso elimina essa data, porque dezembro é inverno e os pastores não ficavam ao ar livre com suas ovelhas a noite.
O inverno durava de novembro a fevereiro.

Em setembro ou outubro na Festa dos Tabernáculos?

Muitos afirmam ser essa data porque José não encontrou lugar na pensão e nessa festa todos iam pra Jerusalém comemorar.
Belém ficava a oito quilômetros de Jerusalém.
Estava acontecendo o recenseamento, portanto, provavelmente não foi apenas José se alistar em Belém:
“E aconteceu, naqueles dias, que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse.

E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.” (Lucas 2:1,3)

Pra mim essa data faz muito sentido, mas não pelas explicações dadas acima, mas num sentido espiritual, pois todas as festas importantes ordenadas por Deus para o povo de Israel, tiveram sentido pra nova aliança:

Festa da Páscoa

“Moisés mandou chamar todos os líderes do povo e disse:
-Escolham carneiros ou cabritos e os matem para que todas as famílias israelitas possam comemorar a Páscoa. Peguem um galho de hissopo e o molhem no sangue que estiver na bacia e passem nos batentes dos lados e de cima da porta das suas casas. E que ninguém saia de casa durante toda a noite. Quando o Senhor passar para matar os egípcios, verá o sangue ali nos batentes e não deixará que o Anjo da Morte entre nas suas casas para matá-los.” (Êxodo 12:21-23)

“Então Jesus deu a Pedro e a João a seguinte ordem:
-Vão e preparem para nós o jantar de Páscoa.
Depois do jantar, do mesmo modo deu a eles o cálice de vinho, dizendo:
-Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue, derramado em favor de vocês.” (Lucas 22:8,20)

Aí está uma festa importante, ordenada por Deus, que tinha o sentido de libertação da escravidão do Egito e se tornou libertação da escravidão do pecado, pois através do sangue de Jesus garantimos o perdão dos nossos pecados.

Outra Festa importante é a Festa da Colheita que passou a chamar Festa de Pentecostes.

“Comemorem a Festa da Colheita logo que vocês começarem a colher o que plantaram.” (Êxodo 23:16)

“Quando chegou o dia de Pentecostes, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no forte e esse barulho encheu toda a casa onde estavam sentados. Então todos viram umas coisas parecidas com chamas, que se espalharam como línguas de fogo; e cada pessoa foi tocada por uma dessas línguas. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que os Espírito dava a cada pessoa.” (Atos 2:1-4)

Mais uma Festa com sentido importante, tempo de começar a colher o que Jesus plantou nas vidas.

Festa dos Tabernáculos

Tabernáculos era o lugar onde Deus habitava aqui na terra, por isso, conforme costume, todo ano, lá pelos meses de setembro/outubro o povo judeu ia até Jerusalém onde ficava a arca da aliança (símbolo da presença de Deus) e ali festejavam durante sete dias dormindo em barracas.
 “E para sempre, no sétimo mês de cada ano, o povo fará essa festa de sete dias. Durante os sete dias todos os israelitas morarão em cabanas feitas de galhos de árvore a fim de que eles e os seus descendentes lembrem sempre que Deus fez com que o povo morasse em barracas, quando os tirou do Egito. Ele é o Senhor, o Deus de vocês.” (Levítico 23:41-43)

Não existe nenhum versículo no novo testamento dando referência a essa festa na ocasião do nascimento de Jesus, mas podemos espiritualizar dizendo que a presença de Deus  que simbolicamente habitava no Tabernáculo, através desse nascimento veio habitar entre nós:
“E o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:14)

“A palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai.” (João 1:14)


Jesus nasceu no ano 0?

Não se sabe o ano exato do nascimento de Jesus, porque o calendário foi muito mexido, mas pesquisadores afirmam que seu nascimento aconteceu por volta do ano 4 a 7a.C.

Os registros dos evangelhos sobre Jesus mostram mesmo sua vida, como sendo o Messias prometido pelos profetas. Preocuparam-se em nos mostrar sua autoridade, seus milagres, sua intercessão e seus ensinamentos. Não se preocuparam em contar sua biografia.

Mateus e Lucas ainda nos deixaram registros sobre o nascimento.
Marcos inicia sua vida já na missão.
João inicia mostrando sua divindade já seguindo para sua missão.

Não existe outro lugar que conte a vida de Jesus fora dos evangelhos, por isso, todas as informações fora da Bíblia, são apenas especulações e cada um busca seu próprio entendimento.
Eu gostaria de ter respostas exatas, mas alguns entendimentos me tranquilizam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perguntas ou Comentários